segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Passeio Pedestre com recolha de bolotas de carvalho-cerquinho, em Galamares

Realizou-se no passado dia 6 de Novembro um passeio pedestre interpretativo com recolha de bolotas de carvalho - cerquinho em Galamares numa organização do Projecto Aventura & Natureza e do Programa Eco-Escolas com o apoio do FAPAS-Fundo para a Protecção dos Animais Selvagens e dirigido à comunidade educativa da ESSM de Sintra. Participaram 8 alunos, 2 professores, 1 assistente técnica e mãe e 4 elementos da comunidade.
                No percurso enriquecemos os nossos conhecimentos não só a nível ambiental como também a nível histórico e cultural graças à presença da professora Maria Manuel que nos ia informando sobre monumentos e marcas históricas presentes na Vila como, por exemplo, tulhas Romanas e as marcas de canteiros observadas na igreja de S. Martinho, alem de curiosidades botânicas.
                Ao longo da viagem vimos paisagens lindíssimas, e para nossa sorte o tempo estava óptimo.
                Todo o nosso percurso foi em função do guião (pequenas rotas de Sintra – Quintas) e o nosso destino era Galamares. Passámos pela Quinta da Regaleira, Quinta do Relógio, Quinta do Castanheiro e, finalmente, Quinta da Ponte Redonda onde nos dirigimos a uma estrada de terra batida repleta de bolotas. Recolhemos as bolotas encontrando algumas já germinadas, perfeitas para a concretização do nosso projecto. O nosso objectivo consiste na produção de bolas constituídas por bolotas e barro para, posteriormente, serem atiradas pela serra originando assim uma plantação de carvalhos e, neste caso, o carvalho-português ou carvalho cerquinho, espontâneo em Portugal e que teve forte presença na Serra de Sintra, fazendo parte da floresta original desta região.
                Esperemos com isto que a nossa ideia ajude na diminuição dos gases de efeito estufa e que para o ano haja mais participantes nesta actividade que por mais simples que seja é tão importante para o nosso planeta.
                Os nossos agradecimentos ao biólogo João Moreira da FAPAS pela sua orientação cientifica.

Sem comentários:

Enviar um comentário